CF MANOEL FERNANDES DE ARAÚJO "SEU NECO"

Rua Laudo de Camargo, s/n - Pavuna - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21655-490 | ☎ Telefone: (21) 3019-9138
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Gabrielle Braga Carreira | CNES 7088574 - ESF: 08 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Parabéns!

Parabéns!

Parabéns pela recuperação da paciente da Equipe Araguatins

Sra. Rita de Cassia Cirino


Paciente foi submetida a um cateterismo no HFSE, tendo grande êxito e recuperação plena. Nossa paciente de longa data, deixou de fumar há nove meses incentivada pela Equipe, mas desenvolveu uma precordialgia inespecífica. Todos os exames foram regulados pelo SISREG e a paciente hoje veio nos dar o prazer de sua visita!

CF.MANOEL FERNANDES DE ARAÚJO TRABALHANDO PARA O BEM ESTAR DE SEUS CADASTRADOS!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Tabagismo........CF.Maanoel Fernandes de Araújo com seus adolescentes!

Tabagismo........CF.Maanoel Fernandes de Araújo com seus adolescentes!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ação Educativa e Preventiva no Beco do Jagunço

Ação Educativa e Preventiva no Beco do Jagunço

Beco do Jagunço

Esta micro área é muito carente, a população divide suas casas com a beira do Rio Pavuna, que está transbordando com essas chuvas e alagando as casas dessas pessoas. Preocupados com eles, ontem dia 24/01 fomos para lá com toda munição e fazer um levantamento do que está ocorrendo nesta Comunidade.Registramos hipertensos, diabéticos  micoses, verminoses e estamos monitorando os sintomas de leptospirose e dengue. Isso é Saúde Preventiva!
Participaram: Dra. Valéria Menezes, Enfermeira Sônia, Técnica Janete, ACS: Alberto, Noemi, Cinthya, Jéssica.







Fizemos busca ativa de hipertensos e diabéticos que serão atendidos hoje na CF. para iniciarmos o rastreamento. Deixamos orientações para leptospirose e dengue. Conversamos sobre jogar o lixo no Rio


Com certeza estão mais informados, mas precisamos também da colaboração do Município vizinho que é São joão de Meriti para lutarmos juntos nesta jornada.

Aqui o ACS Alberto mostra nossa divisa, temos que nos unir para  não deixar que as doenças se proliferem!
Valeu Equipe Araguatins e suas voluntárias, jovens que podem multiplicar o valor da Estratégia da Saúde da Família!  Isabelle Bastos e Rafaela Chaiben que fizeram todo serviço de secretariado! valeu meninas!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Café da Manhã com os Cadastrados

Café da Manhã com os Cadastrados

É preciso saber viver.....


Ontem, dia 18 de janeiro, a CF.Manoel Fernandes de Araújo completou 4 meses de funcionamento. Tivemos a presença de pessoas importantes , líderes da Comunidade, representantes da Subprefeitura da zona norte, buscando uma maior integração entre os usuários e quem pode buscar maiores recursos para aprimorar ainda mais nossa Unidade, não só de insumos como também de cadastrados sabendo usar o que lhe dado para melhorar a sua Saúde.


Tivemos a abertura do Evento com a Gerente da Unidade Karen D'angela  apresentando-se como a Liderança em Saúde, o Link entre os cadastrados e a Clínica.  Ela explicou o funcionamento da Unidade passo a passo, mostrando ao usuário tudo que ele pode usufruir. Ela é a pessoa que o cadastrado tem que buscar não só para reclamar como também para elogiar. Resolvendo as questões administrativas junto  as Equipes de Saúde.


A população ficou muito Feliz com esse primeiro contato, sabendo que pode contar com a Unidade e suas Equipes e, que faremos tudo para que a Prevenção em Saúde chegue até a sua casa!

Em nossa Unidade somos uma Família  agimos assim, juntos ACS, médicos,  representados nesta foto pela Responsável Técnica da Unidade Dra. Valéria Menezes  trás  o Corpo Clínico para junto da Comunidade!
Para que tenham uma ideia, ACS comandados pela nossa ACS gourmet Cláudia Santiago da equipe Araguatins fizeram este belo café, com muito amor e dedicação para nossa comunidade!

ACS de outras equipes fizeram mutirão e deixaram muito harmonizado nosso ambiente!




Sentimos a alegria dos nossos Usuários!





O Saúde carioca fez uma linda paródia sobre nossa Unidade e nossas Equipes:

A clínica da família
todos querem utilizar
atendimento humanizado          
aqui vai encontrar

 as equipes da unidade                       
 vão te visitar
 promovendo sua saúde
 pra doenças evitar    
    
tem equipe Gênesis, Conquista e       
Acataia, Vila Xavier, Coronel e Araguatins    

a verdade é que você                      
todo brasileiro tem  
tem que ter saúde
saúde para todos
saúde para todos

saúde para todos ( 2x)
para para todos


Vemos que todos os moradores ganharam muito com a instalação da Clínica da Família. E para darmos continuidade a esse encontro vamos cantar que é preciso valorizar o que nós temos, ver o lado positivo da vida, enfim  é preciso saber viver.

domingo, 13 de janeiro de 2013

10 passos para controlar a pressão alta

10 passos para controlar a pressão alta

A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco. 

A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números. 

Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia. 


Previna a hipertensão
1. Manutenção do peso ideal- o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2. Prática de atividade física atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral. 

3. Redução de sal - o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva. 
cigarro
4. Evitar bebidas alcoólicas: O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

5. Dieta saudável: Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros, ou seja, com menos gordura.

6. Medicamentos: se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa. 
8. Estresse: ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Exames médicos: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10. Medir a pressão: no mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Boas Novas!

A gestante Marina que posou de modelo para nosso BLOG, deu a Luz hoje ás 5:50 da manhã, com 4.310 Kg e mamãe e a beb^Nicoly estão bem......

PARABÉNS MAMÃE!!!!!!!!!!!!!
 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Saúde Carioca

Saúde Carioca

A música favorece o desenvolvimento pessoal nas mais diversas áreas (neurológica, educacional, comportamental, emocional, fisiológica e social) e a musicoterapia é um processo terapêutico que visa desenvolver objetivos clínicos que resultam em um desenvolvimento global, ampliando a qualidade de vida da pessoa."

 







A cantoterapia possibilita melhora na autoestima, autoconfiança, autovalorização e autoaceitação. É uma atividade prazerosa e eficiente no processo de facilitar a desinibição a qualidade de vida.
Os participantes aprendem a cantar e se exprimir com liberdade, uma vez que a música atinge os sentimentos mais profundos do ser humano.

 

Programas com os Médicos

Programas com os Médicos

Dr. Bruno:  Alcoolismo
Dr. Leandro: Hipertensão Arterial
Dra. Tarcyla: Saúde Mental
Dra. Valeria Pagels: Obesidade e Diabetes


Pergunte ao seu ACS.....e venha participar!!!!!!!!!

Clube das Gestantes

Clube das Gestantes

Emoção e ansiedade, essas são as sensações que descrevem bem a maternidade, mesmo que a gravidez seja planejada. Um momento novo, único e muito especial tanto para a futura mamãe, quanto para o futuro papai. A chegada de um bebê é a realização de muitos casais e vem acompanhada de dezenas de dúvidas.
Aqui, realizamos  o Pré-Natal com muita tranquilidade, esclarecendo as dúvidas e acompanhando as nossas gestantes!

OS EXAMES DO PRÉ-NATAL
Existe uma lista de exames básicos que toda mulher que engravida deve fazer. A maioria deles são exames de sangue feitos em laboratório como o hemograma completo, para checar se a mulher está com anemia ou infecções, glicemia, para verificar a taxa de glicose no sangue, e algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, além de tipagem sanguínea e fator Rh. O médico deve ainda solicitar exames de urina e fezes.
Alguns desses exames laboratoriais devem ser repetidos algumas vezes durante a gravidez, como o hemograma, realizado mensalmente, a glicemia, que é repetida na 26ª semana de gestação, além de algumas sorologias para verificar se a mulher foi infectada durante a gravidez.
O ideal é que a gestante realize três ultra-sonografias: uma no primeiro trimestre da gravidez para avaliar o tempo de gestação com mais precisão, outra no segundo semestre, quando os órgãos já estão formados, e a última no terceiro trimestre para acompanhar o crescimento fetal.
Em casos de gestação de risco ou se os resultados dos exames estiverem fora do padrão esperado para aquela fase da gravidez, o médico poderá pedir outros exames adicionais ou repetir alguns de acordo com a necessidade para uma melhor avaliação.
Geralmente, as consultas médicas são mensais até o sétimo mês de gestação, quinzenais até a 36ª semana e semanais até o final da gestação.




Essas gestantes fizeram questão de serem as Modelos da CF. Manoel Fernandes de Araújo, já estão em fase final de gestação, somente aguardando a hora para que seus bebês venham ao mundo com muita SAÙDE!
 

Ação Educativa- Equipe Araguatins

Ação Educativa- Equipe Araguatins








Em 08/01/2013, foi realizada uma ação educativa no Campo do Falcão, que é uma micro-area da Equipe Araguatins, comandada pela ACS Jéssica. Foi nosso primeiro trabalho com o território do ano, onde fomos levar um pouco de atenção, carinho e orientação aos cadastrados.
Este evento teve a participação dos ACS: Alberto Jorge, Cláudia Santiago e Cynthia Rutiliano e  a Tec. de Enfermagem Janete Assis.
Foi uma operação construida pelo grupo e gerenciada pela Dra.Valéria Menezes. Fizemos busca ativa de obesidade, tabagistas, hipertensos descompensados, diabéticos entre outras patologias.
Foram feitas verificações de Cadernetas de Vacinas tanto adulto, adolescente e crianças, reforço de Hepatite B entre outros.
Podemos observar que temos como Clínica da Família estar mais próximo possível do território, pois muitas vezes o cadastrado não consegue chegar a Clínica por vários motivos, então, nós como Saúde Preventiva atuante estaremos sempre presentes!



Muitos cadastrados tirando dúvidas sobre alimentação e obesidade!


Fomos recebidos com muito carinho e os usuários pediram que fóssemos mais dias!!!!!!!










Obrigada pelo Carinho!
Equipe Araguatins!




Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Laudo de Camargo, s/n - Pavuna

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h

Telefones

(21) 3019-9138

Tecnologia do Blogger.